Agência

Atendimento: Ser ou não ser

Poucas atividades numa agência podem ser tão tensas e, ao mesmo tempo, tão relevantes e prazerosas quanto às de atendimento.

Atendimento: Ser ou não ser

Administrar as relações entre agência e o cliente é uma das principais funções, além disso trabalhar a conta de forma a torná-la rentável através dos serviços e produtos de comunicação, tecnologia e marketing que são apresentados aos clientes pode ser um breve resumo das atividades e das dificuldades do ATENDIMENTO.

 

Há a ideia de que a eficiência do atendimento está diretamente ligada ao bom andamento, rentabilidade dos trabalhos e nível de satisfação do cliente e em parte na qualidade do trabalho criativo e na totalidade das negociações com o cliente… mas não é só isso!

 

O dia a dia é desafiador, assumir ser a um só tempo representante de dois interesses nem sempre convergente requer muita habilidade e talento. A exposição a situações de pressão tanto pelo pessoal interno da agência quanto por parte do cliente são corriqueiras e apresentar uma postura limpa e consciente do seu papel é essencial para o equilíbrio das relações.

 

Funciona como a marca central da corda do cabo de guerra, se soltar o nó mais para o lado do cliente encontrará problemas com prazos, orçamento e de relacionamento com o pessoal interno; se o nó ficar mais do lado do pessoal da agência o desgate com o cliente será inevitável. Então o equilíbrio, liberdade e personalidade no relacionamento com as duas partes no momento de expor os pontos de vista deve ser o objetivo sempre.

 

Não existe um passo a passo mas um caminho, conversas pautadas em conhecimento, valores pessoais e dedicação. Exercer a função de atendimento é uma tarefa desafiadora que requer alto nível de qualificação. Somente um profissional bem preparado é capaz de encontrar argumentos para fazer valer posições e prioridades sem assumir um caráter intransigente e sim negociador.

 

É necessário talento para gerir conteúdo, qualidade criativa com a Criação, orçamentos com a Gerência, prazos com os Desenvolvedores e a pressa dos Clientes.

 

O tempo, a experiência e disciplina são os mestres do amadurecimento que esta função exige diariamente. Poucas atividades numa agência podem ser tão tensas e, ao mesmo tempo, tão relevantes e prazerosas quanto às de atendimento.